Em partida eletrizante, disputada anteontem à noite, no estádio municipal “Domênico Paolo Metidiéri”, o Guanabara eliminou o Flamengo/Santos Dumont e irá fazer a grande final do campeonato juvenil de futebol contra o América/Bola Mais Um, que já havia vencido o Santa Cruz nas semifinais. O tempo normal terminou em 4 a 2 para o Guanabara, que depois levou a vaga na decisão por pênaltis.
O jogo começou sob protesto da torcida do Guanabara, que não aceitava o cancelamento da partida interrompida no sábado passado, quando vencia por 1 a 0, e um jogador adversário acabou desmaiando com uma bolada no rosto. Entendiam os guanabarinos, que precisavam tirar uma vantagem de 3 a 1 da partida de ida, que o jogo deveria ser reiniciado com o placar daquele jogo. Mas o regulamento foi seguido como o previsto.
Com cerca de 200 torcedores nas arquibancadas e gramado bastante castigado, as duas equipes iniciaram a partida no esquema 4-4-2. Precisando vencer por dois gols de diferença para provocar a cobrança de penalidades, o Guanabara começou marcando sob pressão e abriu o placar aos 3 minutos. Negueba recebeu, sozinho, na marca do pênalti e bateu no canto do goleiro Norberto. O rubro-negro do Vossoroca se ajeitou em campo para segurar a pressão adversária e, quanto tinha a bola, usava Gustavo Pereira para lançar os atacantes Alê, Juninho e Chapolin. A estratégia deu certo e Gustavo Pereira empatou o jogo aos 32 minutos, completando bola cruzada na área. Final de primeiro tempo: 1 a 1.
Na etapa complementar, Maé mudou o sistema tatico do Guanabara para 3-4-3. colocando três atacantes na frente. Do outro lado, o Flamengo continuava no 4-4-2, com duas linhas de defesas, para segurar o placar. Mas a pressão guanabarina continuou e, aos cinco minutos, Amaral roubou a bola e, de fora da area, chutou no ângulo, fazendo o segundo gol do Guanabara, que precisava demais um para levar a decisão para os penais. Aos 11 minutos, Carlinhos pegou rebote e chutou de fora da area, a bola desviou na zaga e enganou o goleiro flamenguista: era o terceiro gol do Guanabara e decisão por penais garantida..
Do banco do Flamengo, o técnico Marcão incentivava, aos gritos de “vamos, vamos! Não desistam”. O incentivo deu resultado: bola cruzada e Alê faz o segundo gol do Flamengo. Neste momento, o rubro-negro voltava a se classificar direto. Mas o time recuou e permitiu novamente a pressão do Guanabara. Para complicar ainda mais, aos 28 minutos, Jesus fez falta e foi expulso, deixando o Mengão com um a menos. O técnico Marcão tratou de ajeitar sua equipe, determinando a formação de duas linhas de quatro para se defender.
Do outro lado, Maé aconselhou seus garotos: “Vamos, girar a bola e chutar que ainda dá”. E não ´pe que deu: faltando cinco minutos para o final de jogo, Jean, de cabeça, faz o gol que levou a definição da vaga à final para a penalidade maxima. Nas cobranças alternadas, Guanabara 5 x 4 Flamengo. Nor, Barreto, Gio, Bruninho e Carlinhos marcaram para o time grená. Do lado do Flamengo, marcaram Gustavo Pereira, Sola, Alanzinho e Well. Na primeira cobrança, o goleiro Dênis defendeu a cobrança feita por Chapolin. A data, horário e local da decisão do campeonato juvenil ainda serão definidos pela Secretaria de Desporto (Sedesp).
Ficha tecnica
Flamengo: Norberto; Gabriel, Well, Placo, Alanzinho, Vitor, Jesus, Alê, Chapolin e Gustavo Pereira. Técnico: Marcão Bonifacio
Guanabara: Denis; Amaral, Baretto, Hermes, Magrão, Cavalo (Caique), Bruninho, Japa, Jean e Negeba. Técnico: Maé
Arbitragem: Jefferson de Souza, Wilson Pedroso, Rinaldo Pedroso e Maisa Pedroso.
Legendas
Jogadores do Guanabara sobem no alambrado para comemorar a classificação à final do juvenil com sua torcida
Guanabara e Flamengo/Santos Dumont fizeram partida bastante movimentada e com 6 gols na quinta-feira à noite